BIENAL DO LIVRO DO RIO
MAIOR EVENTO LITERÁRIO DO PAÍS
Bienal do Livro Rio 2025 foi a mais grandiosa e potente desde a sua criação em 1983. Neste capítulo tão efervescente, 740 mil pessoas circularam pelos pavilhões durante os dez dias de evento. Cerca de 6,8 milhões de livros foram vendidos pelas mais de 700 editoras presentes, que registraram recordes de vendas e alguns chegaram a 100% de crescimento em comparação com o evento de 2023.
Nesta edição, o festival surpreendeu ao apresentar seu conceito mais inovador até então: um vasto parque literário, o Book Park, ocupando uma extensa área do centro de convenções. Nesse espaço dinâmico, as páginas ganharam vida ao se integrarem a manifestações culturais diversas – música, teatro, tramas televisivas, games, audiovisual e conteúdos digitais – resultando em experiências sensoriais e envolventes.
A programação foi marcada por atrações únicas que ampliaram os modos de fruição da literatura. Uma roda-gigante com temática literária elevou o visitante a um panorama inspirador. Uma sala de escape instigante estimulou a curiosidade e o pensamento rápido. Um labirinto temático guiou leitores por entre narrativas que se desdobram em cada curva, e uma praça vibrante convidou ao convívio, à reflexão e à descoberta.
A programação contou com uma curadoria plural e altamente representativa que marcou o aniversário de 25 anos do Café Literário e roteirizou momentos memoráveis em espaços como palcos, bibliotecas temáticas, praças de convivência e zonas dedicadas à cena artística independente. Ao longo do evento, foram registradas mais de 1.850 participações de autores e 1.200 horas de conteúdo que atravessaram uma vasta gama de gêneros literários e temas contemporâneos.
Este encontro literário estabeleceu pontes entre gerações e estilos, desde referências históricas até narrativas modernas, passando por adaptações televisivas e produções digitais. Autores de várias nacionalidades estiveram presentes, reafirmando o evento como um ambiente onde o Brasil ouve o mundo, e o mundo ouve o Brasil.