GL Events
Home > Venues

Riocentro


RIOCENTRO RECEBEU INVESTIMENTOS DE R$ 400 MILHÕES
 
Instalações do maior centro de convenções do Brasil são comparáveis aos melhores espaços para eventos do mundo
 
Sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil, o Riocentro passou por uma completa reestruturação que abrangeu simultaneamente as instalações e o modelo de gestão, implementada pela operação brasileira da GL events, um dos mais grupos do setor de eventos do mundo, com sede na França, que assumiu a gestão do centro de convenções carioca em 2006.
 
O programa de investimentos consumiu R$ 400 milhões, aplicados na reforma das instalações do Riocentro, com obras de modernização, novas infraestruturas e a construção de um hotel.  Transformado em um grande e completo complexo para eventos, o Riocentro dispõe dos mais modernos equipamentos e oferece infraestrutura comparável aos maiores e melhores espaços para eventos do mundo. Dispõe também um departamento de alimentos e bebidas que oferece serviços exclusivos para os eventos realizados no espaço.
 
Em paralelo, a GL events aplicou um novo modelo de gestão que inclui a prospecção intensiva de eventos nacionais e internacionais. Os resultados já começaram a aparecer com a confirmação de eventos até então inéditos no Rio de Janeiro e reservas confirmadas para até 2020. 
 
“A remodelação do Riocentro aconteceu simultaneamente em duas frentes”, explica a diretora geral, Milena Palumbo, referindo-se à reforma das instalações ao modelo de gestão estratégica. “A companhia criou uma gerência específica para prospecção e captação de congressos e convenções, com equipes focadas no mercado doméstico e no cenário internacional, trabalhando para apresentar o novo posicionamento do Riocentro”, completa. “O retorno tem sido acima do esperado”, comemora.  
 
O programa de obras abrangeu a reforma dos pavilhões, que receberam climatização e wi-fi, e a construção de novas estruturas fixas. Também incluiu a construção do Grand Mercure Riocentro, hotel com 306 apartamentos localizado no terreno do centro de convenções, com acesso direto aos pavilhões e inaugurado em abril desse ano. “O hotel é parte fundamental da estratégia de crescimento do grupo no Brasil, pois completa a infraestrutura do centro de convenções”, esclarece Milena, destacando que o grupo é o único a operar em todas as etapas da cadeia de eventos. “Nosso objetivo é oferecer conforto, praticidade e eficiência”, comenta a executiva.
 
O Riocentro está localizado em uma área amplamente atendida pelas opções de transporte público. Com estações muito próximas, o BRT TransCarioca liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e é uma das principais obras viárias da cidade.
 
Histórico
 
Eleito o principal centro de convenções da América do Sul pelo World Travel Awards, o Riocentrosediou em 2012 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Um ano depois, oRiocentro recebeu o Papa Francisco, que reuniu cerca de 15 mil voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em cerimônia de agradecimento pela dedicação ao evento.  
 
Pela sua estrutura versátil e gestão de padrão internacional, o centro de convenções atrai as maiores e mais importantes feiras de negócios e público do Brasil e da América Latina, como a LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança; a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; e a Futurecom, o maior e mais qualificado evento de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Internet da América Latina.
 
 

#
Endereço
Av. Salvador Allende, 6.555 – Brasil
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 2441-9100
Desenvolvido por: Be! - Interactive