GL Events
Home > Notícias

Expocachaça gera 46 milhões em negócios durante quatro dias de feira

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Expocachaça gera 46 milhões em negócios durante quatro dias de feira

As exposições "Côncavo e Convexo / Positivo e Negativo", com curadoria de Ciça Mora, e "Arte Fieltro Collección", de grupo de artesãs gaúchas, estão entre as atrações da grande feira de artes manuais e artesanato que será realizada de 11 (exclusivo para imprensa e lojistas) a 16 de julho, em São Paulo

A Mega Artesanal, maior feira de produtos e técnicas de artes manuais e artesanato da América Latina, acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo, de 11 (exclusivo para imprensa e lojistas) a 16 de julho e reunirá mais de 340 expositores. Além da venda de insumos, máquinas, ferramentas, acessórios e peças prontas, e de um farto programa de cursos e demonstrações, a Mega Artesanal também será palco de exposições como a "Côncavo e Convexo / Positivo e Negativo" e a "Arte Fieltro Collección".

O patchwork é a arte de unir cortes de tecido harmonizando cores, combinado figuras e formando desenhos. O quilt é uma espécie de alinhavo usado parar criar o efeito de relevo nos trabalhos de patchwork e pode ser feito à mão ou com máquina de costura. O quilt art usa técnicas modernas e tradicionais de acolchoado para criar objetos de arte. Normalmente é usado para decorar paredes e fazer esculturas.Com curadoria de Ciça Mora, a exposição "Côncavo e Convexo / Positivo e Negativo" reúne trabalhos de quilt art realizados por 14 artistas, sendo que 12 não se conheciam e enfrentaram o desafio de criar uma peça em dupla, e duas mostram trabalhos individuais. Uma delas, inclusive, se apresenta como Loli Colpa, uma boneca que, durante a exposição, irá interagir com o público.

"Por meio deste trabalho procuramos mostrar que ninguém trabalha sozinho e que precisamos do outro. Estes artistas, fazendo uma obra em dupla, tiveram de dividir gostos, opiniões, materiais, pensamentos e fazeres, de forma a tornar essa experiência num aprendizado para a vida toda. E é esta mensagem que queremos deixar ao público, no momento social tão conturbado que vivemos", explica a curadora Ciça Mora.

Já a exposição "Arte Fieltro Collección" apresenta o trabalho de três artesãs gaúchas dedicadas às artes têxteis (Ana Maria Hochegger, Maria Alice De Ré e Mariza Rosa Costa e Silva). O grupo elegeu a feltragem manual como principal forma de transformar a lã e outras fibras e produtos naturais em artigos únicos e exclusivos, destacando-se o vestuário, mas também os acessórios e objetos de decoração. Suas diferentes trajetórias de vida convergiram para interesses comuns e o seu encontro com a feltragem, hoje, se traduz em peças únicas.

A Feltragem (Felting, em inglês), mais antiga técnica de produção de tecido, existe desde 6.300 AC. Trata-se, em sua forma artesanal, da construção de um tecido, o feltro, feito principalmente a partir da lã, e consiste no uso de água, sabão, calor e movimento aplicados sobre a lã, o que provoca o entrelaçamento das fibras entre si, num processo irreversível, a ponto de criar um tecido extremamente resistente, que pode deter a umidade e é um excelente isolante térmico.

A exposição das artistas brasileiras enriquece o tecido de feltro, mesclando-o com outros, principalmente a seda, obtendo uma textura leve e requintada. Os tecidos obtidos são usados na sua coloração natural ou tingidos e estampados com plantas e outros produtos naturais. "O tingimento natural, ou ecoprint, que tem sido cada vez mais utilizado por ser eco sustentável, a partir de materiais não tóxicos e biodegradáveis, resulta numa grande diversidade de efeitos nas peças, tornando-as ainda mais exclusivas. É essa arte que vamos apresentar na Mega Artesanal", conta Ana Maria Hochegger, uma das responsáveis pela exposição.

Além das exposições, quem for à Mega Artesanal 2017 encontrará milhares de cursos - a maioria grátis - e novidades de 340 expositores. Há desde máquinas, ferramentas, acessórios e insumos até peças prontas para uso pessoal ou para casa. A feira também terá uma área para Confeitaria e Festa e um Lounge Cultural onde haverá lançamentos de vários livros, entre eles o do pintor surrealista Evandro Schiavone, entre outras coisas.

Serviço:

Mega Artesanal 2017

Data: 11 a 16 de julho (11/07 apenas para lojistas, imprensa e convidados)

Horário: De 11 a 15 de julho, das 10h às 18h, e 16 de julho das 10 às 17h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br

Sobre a WR São Paulo Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras da área, como Mega Artesanal, Brazil Scrapbooking Show, Brazil Patchwork Show, Scrap & Arte Brasília, Artesanal Porto Alegre e Patch & Arte São Paulo. Em 2014, organizou a Artesanal Confeitaria & Festa, em 2015, e em parceria com a Burda Brasil, realizou a Burda Expo, primeira feira de costura doméstica do Brasil, e de 03 a 06 de maio de 2018 realizará a primeira Artesanal Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda - PE.


#
Endereço
Av. Salvador Allende, 6.555 – Brasil
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 2441-9100
Desenvolvido por: Be! - Interactive